5/07/2008

Leitura da SEMANA


O mestre das iluminuras, de Brenda Rickman
Livros, sempre os livros. Obra mais consistente sobre a alta Idade Média até aqui, "O nome da rosa" de Umberto Eco tratava de intrigas e assassinatos envolvendo a presença de livros proibidos (principalmente os de Aristóteles) em um mosteiro italiano.
Agora, uma obra de estréia que aborda o mesmo período, tem nos livros seu ponto de partida para encaminhar uma discussão sobre as forças em conflito na sociedade feudal da Inglaterra atingida por ventos de mudança - ventos que naquele século XIV, sopravam invariavelmente de Oxford, como registrou Eco e, desta vez, a americana Brenda Vantrease, uma bibliotecária aposentada de Nashville.
Por Oxford, em "O mestre das iluminuras", entenda-se o pré-reformador John Wycliff, professor de teologia, dedicado nas horas vagas à produção de escritos "heréticos" e à tradução da Bíblia do latim para o inglês falado pela plebe - um equivalente ao aramaico, dialeto em que Jesus pregava -, envolvido também numa "reforma editorial" para que o livro não fosse privilégio exclusivo das elites.

0 comentários:

Arquivo do blog

Marcadores